Robert propõe Lei com ligação 0800 para informações sobre saúde

Deu entrada na casa de leis de Maracaju na manhã desta quarta-feira, 26, o Projeto de Lei número 03/2014, que consiste em criar o serviço “Informe Saúde Maracaju”.

De autoria do vereador Robert Ziemann, o serviço visa abrir um canal centralizado que possa informar a população sobre os serviços de saúde que o município oferece.

Na proposta, as redes sociais, sítio na internet e um telefone 0800 estarão disponíveis para esclarecimentos sobre atendimentos médicos em todas as unidades de saúde, hospital, laboratórios, CAS (Centro de Assistência a Saúde), ambulâncias e demais serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Maracaju, além dos atendimentos nos casos de encaminhamento para Campo Grande.

O serviço irá permitir, ainda, sugestões e reclamações, todas devidamente registradas com o intuito de aprimorar a prestação de serviços na área da saúde.

Segundo a fala do vereador, a falta de informações sobre os atendimentos é o motivo principal da criação da lei. “Em contato com a população, percebemos a dificuldade que se tem identificar os programas de saúde e a função de cada um deles, bem como horário e local de atendimento. A maioria dos usuários também desconhece onde encontrar medicamentos da farmácia básica e os de alto custo. Neste sentido, o canal vai evitar que a pessoa vá a dois ou três lugares em busca de informações”.

Robert deu como exemplo as especialidades médicas que o município dispõe. “São vários tipos de atendimentos odontológicos, programas de prevenção, estratégias de saúde da família, como doenças sexualmente transmissíveis, programas de imunização entre outros. Para cada um existe um local de atendimento que acabam confundindo a população, restando o hospital como referência”.

De acordo com o vereador, o projeto irá dispor de um telefone para ligações gratuitas (0800) funcionando de segunda a sexta-feira, das 6 às 18hs, além de canais via website e redes sociais.